Por que indicadores de seta não são consistentes?

Muitos de nós já procurou a setinha mágica, hein? Vamos admitir! Eu já procurei a setinha milagrosa que ia me dizer exatamente onde entrar e ia me fazer rica. Inclusive paguei muitos dólares por sentinhas milagrosas já. (Não gosto nem de pensar). 

 

magic arrow

 

Enfim. Direto ao ponto. Vamos ver de uma vez por todas porque uma seta não pode ser usada como indicador único de uma estratégia.

 

O que é um indicador de seta? Atrás daquela seta há uma combinação de outros indicadores que quando eles executam um certo algorítimo uma seta aparece no seu gráfico. Exemplo: Quando estocástico e RSI estão sobrecomprados ou sobrevendidos e value chart alcança nível 10 ao mesmo tempo, aparece uma seta. Este é o algorítimo por trás dessa seta. Portanto, uma vez que você compra/recebe/baixa um indicador de seta, os parâmetros por trás do indicador são fixos. Imutáveis. O indicador está codificado com X, Y, Z e vai sempre estar.

 

Como você já deve saber ou ainda vai saber lendo meu blog, os movimentos do mercado são cíclicos e portanto mudam de tempos em tempos. Traders experientes sempre calibram os parâmetros dos indicadores deles para funcionar com a nova lógica do preço (como as velas se movem no gráfico naquele novo ciclo). E aquela seta meu amigo, se torna obsoleta. Então mesmo que o vendedor do indicador mostre prints e vídeos de sucesso no passado, isso não significa que ele será eficaz no futuro. Essa é a razão pela qual a maioria dos indicadores, estratégias e sistemas perdem sua eficácia com o tempo. Resumindo: O comportamento do mercado mudou e aqueles indicadores estavam programados para funcionar com a lógica de price action anterior. Então a menos que você seja um trader com muita experiência, um programador de MQL4 ou tenha um sistema de trading que não precise de calibração constante, você estará fadado a ficar nesse carrossel (muitas voltas sem sair do lugar) de estratégia e indicadores com data de validade.

 

Ir ao Blog completo!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*